Programa qualifica 306 mil profissionais para trabalhar na Copa de 2014
por Secom em 30/04/2010 07:50hs
A ação pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013.O investimento será de R$ 440 milhões.
Os profissionais que terão contato direto com turistas que vierem para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, serão capacitados pelo programa Bem Receber Copa. A ação, lançada nessa quinta-feira (29), pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013. A capacitação é um dos quatro eixos estratégicos do Ministério do Turismo (MTur), juntamente com a promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística. O investimento para capacitar os profissionais será de R$ 440 milhões.
Atualmente, o setor de turismo emprega 7,2 milhões de pessoas. A previsão é que 870 mil profissionais atenderão turistas durante o mundial de futebol, que tem público estimado em 600 mil visitantes estrangeiros. Profissionais como motoristas, garçons, camareiros, recepcionistas e pessoal de aeroportos serão os primeiros a serem atendidos pelo programa.
A ação será implementada em parceria com entidades integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Desde janeiro, cinco entidades já iniciaram a etapa de planejamento e o programa piloto, com a qualificação de 24.860 profissionais da área de alimentação, hospedagem, entretenimento, transporte aéreo regional e locadoras de automóveis. Está em curso também o programa Olá, Turista!, com oferta de 80 mil vagas em cursos de inglês e espanhol para trabalhadores do setor.
Os participantes terão à disposição mecanismos de ouvidoria que permitirão opinar sobre os processos de capacitação para aprimorar o programa. Os empresários serão responsáveis por estimular os profissionais a se qualificarem, e as entidades pela execução das ações.
Cidades-sede recebem material promocional
As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 serão foco da atenção de todo o mundo nos próximos quatro anos. Para aproveitar essa oportunidade de mostrar a diversidade natural e cultural do Brasil, o MTur, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apresentou, na terça-feira (27), um kit promocional para cada uma das 12 cidades-sede.
O material contém imagens e vídeos de cada cidade, manual de comunicação unificada para a Copa 2014, pendrive com a Marca Brasil em vários idiomas e manual de uso da marca, ficha de mercado de cada estado com informações estratégicas do Plano Aquarela e materiais publicitários. "Com as ações de unificação de comunicação, teremos um grupo de cidades sede ainda mais coeso, sinergético e falando a mesma língua", afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário