2 de abr. de 2009

CONSULTORIA

PROPOSTA DE CONSULTORIA


1.0 ESTRUTURAÇÃO

A estruturação organizacional é a adequação dos recursos físicos e lógicos da empresa com os objetivos da mesma, de forma que tais recursos passam a possuir uma melhor performance frente as adversidades do mercado.

CONCEITOS

Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Djalma, 2002, p. 84.

Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Stoner, 1992, p.230.

O organograma está para a empresa assim como o aparelho locomotor está para os seres humanos.

1.2 DEPARTAMENTOS

A departamentalização da empresa além de ser essencial para termos uma visão pontual de cada setor, nos proporcionar controlar o rendimento dos colaboradores e o centro de custo que envolve tal setor da empresa. A definição desses aspectos na empresa proporcionar um maior controle.

Funções do Operacional

1. Cumprir as tarefas exigidas pelo cargo com eficiência e dinamismo;

2. Agregar valor ao serviço prestado, no sentido de corroborar com o Planejamento Estratégico da Empresa;

3. Elaborar relatórios claros e concisos, para estes sejam utilizados de maneira eficaz pela alta gerência.

1.3 MISSÃO

A empresa necessita perceber a sua missão frente a sociedade, é o que classificamos como razão de existir da organização. Se não sabemos porque estamos no mercado e qual é a lógica da nossa existência, sentiremos dificuldade para acompanhar os desígnios sociais, de maneira a dar chances para a concorrência.

RAZÃO DE EXISTIR

Função Social

A empresa deve saber que possui funções sociais, e que o não conhecimento destas implica em dificuldades no enfrentamento da própria dinâmica do Mercado. É necessário que conheçamos o nível de organização social da nossa empresa para saber se este está dentro dos patamares ideais, pois quando isso não ocorre, dificilmente conseguimos desenvolver a Cultura Organizacional nos nossos colaboradores.

1.4 VISÃO

Visão diz respeito de onde a empresa pretende chegar. É através da visão que estabelecemos todas as demais metas da empresa, essa funciona como o Norte pelo o qual a empresa deve orientar seus esforços de maneira a minimizar os riscos dos seus investimentos. A visão é também um elemento de motivação para toda a empresa.

METAS

Alvos

Se quisermos nos manter no mercado, é necessário ter alvos bem definidos a serem alcançados. As metas da empresa devem está bem esclarecidas para todos os componentes organizacionais, dessa maneira haverá um maior envolvimento dos colaboradores, pois estarão sabendo porque estão desenvolvendo determinada tarefa.

2.0 MERCADO

O Mercado na verdade, constitui-se de um conjunto de elementos, que vão desde o concorrente ao comportamento do consumidor. Além é claro das visões macro e micro econômico que devem estar bem definidas no contexto da empresa. Elementos do mercado:

2.1 Tendência

O mercado de consumo é instável e volátil, as tendências são marcadas por acontecimentos e fatos, como: Datas comemorativas, estações do ano, modismo da época, e grande campanhas que fazem o seu própria tendência. Em resumo tendência de mercado é o rumo em que segue o mercado.

2.2 Concorrência

Para que haja concorrência entre agentes econômicos é preciso que e se verifiquem três identidades:

Que os agentes econômicos desempenhem suas atividades ao mesmo tempo
Que as atividades se voltem para o mesmo produto ou serviço
Que as trocas entre produtos e serviços, de um lado, e a moeda, de outro, ocorram num mesmo mercado geográfico.

2.3 Tecnologia

A aplicação de recursos para a resolução de problemas;

2.4 Clientes

São consumidores que necessitam do seu produto ou serviço, que tem grande potencial para tornar-se seu cliente.

3.0 PRODUTOS E SERVIÇOS

Sendo a razão do funcionamento do empreendimento comercial, os produtos e serviços devem responder às expectativas dos clientes, possibilitando assim que a empresa permaneça no Mercado. Para desenvolver a melhoria contínua desses dois elementos, é necessário um sistema de retroalimentação.

3.1 Mix

Mix é aquilo que a empresa cria, produz, de acordo com uma demanda existente ou gerada. Faz parte da análise do mix de marketing...

3.2 Diversificação

Como o nome diz, é justamente para que uma empresa ou órgão tenha mais de uma forma de sustentabilidade. Um empreendedor que com determinada sazonalidade vê seus ganhos diminuírem por um período ou ao longo do tempo amplia sua área de produção para que não haja maiores problemas, fugindo assim destas influências externas.

3.3 Análises

• QUALITATIVA;
• QUANTITATIVA.

3.4 Crédito

O crédito é importante, pois ele aumenta o poder de compra da população, de forma aumentar o consumo, estimular a produção e aquecer a economia.

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