16 de set. de 2010

Dicas de Gestão - Parte 2: Administração Estratégica de Pessoas

Definir os papéis dos funcionários na empresa e as possibilidades de crescimento dos colaboradores é fundamental para o negócio

Por Marcelo Castanha*

Continuamos hoje a série de artigos que irá apresentar dicas práticas de gestão para um pequeno negócio. Nesta segunda coluna, vamos abordar o tema da gestão estratégica de pessoas.

A competitividade, a facilidade de acesso à informação, a multiplicidade de ferramentas de comunicação e as redes sociais tornaram estratégica a gestão de colaboradores nas empresas. Independentemente de adotar ou não um planejamento formal, é importante definir, ao menos, os fundamentos estratégicos do seu negócio e o papel dessas pessoas em sua empresa.

Nesse sentido, é importante que os colaboradores entendam os fundamentos estratégicos da empresa, para que saibam decidir melhor sobre questões diárias, mesmo sem a sua intervenção, e que possam avaliar se a sua empresa é o lugar em que desejam trabalhar para construir os seus futuros profissionais.

Portanto, com relação ao planejamento estratégico, defina:

• Visão: Onde queremos chegar? Como queremos ser reconhecidos? Em que prazo? Isso é importante para definir um horizonte e avaliar periodicamente se a empresa está caminhando para objetivo estabelecido;
• Missão: O que faremos para alcançar nosso objetivo? Qual será a missão de cada área?
• Valores: Quais são os nossos valores? Exemplos: respeito, integridade, excelência, superação e comprometimento. Isso vai ajudar a identificar o perfil de pessoas que deseja contratar e comunica o que a empresa valoriza em cada profissional e o que eles podem esperar da empresa;
• Políticas de acesso à hierarquia: Defina em que situações as pessoas da empresa podem ou devem acessar as hierarquias superiores e divulgue essa política para os funcionários e os líderes;
• Políticas de promoções de cargos e mudanças de área ou função: defina uma política de movimentação interna de funcionários e como serão divulgadas as posições disponíveis e seus pré-requisitos. Os funcionários devem comunicar o interesse em mudar de vaga e ajudar a treinar seus substitutos.

Por fim, é importante:

• Entender que a comunicação ocorre de forma verbal (palavras) e não verbal (expressões faciais e corporais) e, principalmente, por meio das atitudes. Ou seja, o que você faz ou deixa de fazer pode dizer mais do que qualquer palavra.
• Reconhecer que as pessoas, independentemente do grau de formação, são inteligentes e constróem expectativas recíprocas. Portanto, permita que saibam claramente o que a empresa espera delas e vice-versa;
• Agir com empatia. Desenvolva a capacidade de entender o problema do ponto de vista do outro e de fazer com que ele entenda a solução pelo seu ponto de vista.

A gestão estratégica de pessoas é um processo contínuo de dedicação e evolução, que deve ser desenvolvido em etapas. Logo, estabeleça uma política de gestão estratégica de pessoas e implemente-a gradativamente, pois é comum encontrarmos pequenas empresas desejando implementar modelos espelhados em grandes corporações, que já viveram e amadureceram todas as etapas da gestão de pessoas.

* Marcelo Castanha é Engenheiro Eletricista; Pós-graduado em Análise de Sistemas; MBA em Gestão Empresarial – FEA/USP; MBA em Finanças/Contabilidade e Tributos – FGV; Consultor em Administração de Empresas; Professor do IBMEC em Gestão de Escritórios de Advocacia; Engenheiro de Domínio e Diretor Executivo do Grupo Novaprolink

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