4 de mai. de 2011

Suas finanças

Relacionados
Cheque especial

08/01/2010 16:10 - Portal Brasil

O cheque especial é uma operação de crédito oferecida pelos bancos para cobrir cheques e outros tipos de pagamentos que ultrapassem o valor existente na conta. O produto fica vinculado à conta corrente e os recursos são disponibilizados automaticamente, conforme a necessidade do cliente.

Os bancos cobram juros e encargos cada vez que os recursos são utilizados. Na maior parte das instituições financeiras, esse valor é descontado uma vez por mês, em data de vencimento predeterminada. No entanto, alguns bancos já permitem o pagamento do cheque especial em parcelas, como acontece nos empréstimos comuns.

O limite do cheque especial, ou seja, o valor total da linha de crédito é negociado entre o banco e o cliente, sendo levada em conta principalmente a renda do cliente. Toda vez que se tira um extrato bancário, por exemplo, é possível visualizar o saldo em conta corrente mais o valor extra do cheque especial.

As taxas de juros mensais cobradas pelos bancos para o cheque especial para pessoa física estão disponíveis no site, para acessar clique aqui.

ShutterstockCheque especial é uma das modalidades de crédito mais utilizadas pelos brasileirosAmpliar
  • Cheque especial é uma das modalidades de crédito mais utilizadas pelos brasileiros
O que é o cheque?

O cheque é uma ordem de pagamento à vista, pois deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco. É também um título de crédito para a pessoa que o recebe, pois pode ser protestado ou executado em juízo, caso a pessoa que o emitiu não tenha fundos em conta corrente ou algum outro problema que impeça o pagamento.

O uso do cheque facilita a movimentação de grandes somas, economiza o tempo que tomariam para ser contadas, diminui possibilidade de roubos, e evita que a pessoa precise guardar grandes quantias de dinheiro em espécie.

Fonte:
Banco Central do Brasil

Saiba mais sobre Bancos e juros no Portal Brasil

Nenhum comentário: